0

A spirulina é um concentrado natural de nutrientes benéficos para o organismo , não apenas um nutrientes mais varios tipos, indo de antioxidantes até moléculas existentes apenas nas cianobactérias com propriedades de estimulo do sistema imunitário.

Antioxidantes

– O betacaroteno é um poderoso antioxidante que protege os olhos e a pele contra os UV.  5g de spirulina já correspondem a 100% das necessidades.   Ele ajuda a controlar o colesterol e a arteriosclerose, quando associado as gorduras insaturadas e a vitamina E, o que o caso na spirulina.

-A ficocianina  é um antioxidante de cor  azul, presente em grande quantidade nas cianobactérias. Ele é o objeto de muitas pesquisas onde mostrou propriedades estimulantes do sistema imunitário, hepatoprotetoras, desintoxicantes e reguladoras do colesterol.

Proteínas

Mais de 50% do peso da spirulina é constituído de proteínas de alto valor biológico.  A spirulina se torna assim um bom complemento em  aminoácidos essenciais, inclusive com os BCAA procurados pelos esportistas.

Ácido gama linolênico (AGL)

Este ácido graxo insaturado  se encontra no leite materno e em alguns óleos raros. Ele é precursor de um tipo de prostaglandinas que diminuem os fenômenos inflamatórios. Ele ainda reforça a integridade das membranas celulares, nervosas e cerebrais, e tem uma função na regulação da permeabilidade intestinal e da imunidade.

Ferro
A spirulina  é uma excelente fonte vegetal de ferro  bem  assimilado.   As sub-carências em ferro, que são ligadas a  cansaço e anemia, são facilmente controladas com o consumo de spirulina,  junto com um pouco de vitamina C (suco de limão ou laranja) para  melhorar ainda a assimilação deste elemento.

Clorofila

Presente em quantidade maior do que nas plantas (0,6-1%),  ela é uma fonte de magnésio orgânico, necessário ao equilíbrio ácido-básico e que age como um quelante de metais pesados, junto com a ficocianina, para desintoxicar o organismo.

Enzimas SOD – superoxide dismutase

Antioxidante utilizado na luta contra as doenças virais, assimilável aqui porque a spirulina não possui membrana celulósica e não é cozida antes do consumo.

Imulina e Spirulan 

Moléculas que foram encontradas apenas na spirulina e que  tem  propriedades promissoras de estimulação do sistema imunitário.

Compartilhe com seus amigos!
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado.

0

TOPO

X